Artigo:Números

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Números


Nesta nossa actual sociedade de informação alucinante somos bombardeados, todos os dias e a toda a hora, com números que pretendem dar nota de todas as situações possíveis e imaginárias.

Aos números diários da pandemia juntam-se os números das eleições nos EUA, do degelo, do PIB, dos fogos, dos golos do Ronaldo, da desmatação da floresta tropical, dos desempregados, do Co2, do salário mínimo, da desertificação, dos sem abrigo, da violência doméstica, das mentiras do americano, enfim, um nunca acabar de números que nos infernizam a existência.

Mas os números não são todos iguais!

No meio desta imensa miríade de números, passam despercebidos, como mais uns, números verdadeiramente preocupantes.
É o caso dos números da FOME no mundo. Sim, este flagelo tem números de tal maneira graves e vergonhosos para a civilização que não podem ficar esquecidos no meio de todos os outros, como se de coisa igual ou comparável se tratasse.
O IGF (Índice Global de Fome), numa escala 0 a 100,  apresentado na semana passada, indica o valor de 18.2 como grau de fome em todo o mundo. Revela ainda que 37 países não atingirão em 2030 o objectivo Fome Zero das Nações Unidas.

Timor-Leste, lembram-se, está no grupo dos 3 países com a situação mais alarmante.

Muito simplisticamente, podemos concluir que cerca de 18 pessoas em 100 passa fome no mundo.

Isto sim é um número!

Ricardo Furtado