Nem simples nem básico.
A Cofidis tem a decorrer uma campanha de venda de crédito em que faz uso de uma infeliz comparação entre a suposta facilidade de obtenção de um crédito com o ensino básico.
É uma comparação inusitada e insultuosa, reveladora de ignorância acerca do que é aprender e ensinar no quadro do ensino básico, que nada tem de simples nem de básico no sentido que aqui lhe é atribuído.
Esta comparação é infeliz e desprestigiante para a educação, em especial para este nível de ensino que nada tem de simples nem de básico. Sendo esta uma das etapas fundamentais na educação é também uma das mais exigentes, trabalhosas e complexas pelo que comporta em termos de conhecimentos, interações humanas e desenvolvimento das crianças e jovens. Fazer querer passar a imagem de que um ensino básico é fácil e simples é ignorar, desvalorizar e desrespeitar um nível de ensino que exige de quem o frequenta e assegura uma preparação e um conhecimento que em nada se compadece com a simplicidade, a desvalorização e os estereótipos presentes nesta campanha.
O ensino básico nem é simples nem básico. A educação é um assunto sério e as crianças, jovens e profissionais da educação merecem respeito.
Não é respeito.
Não é campanha.
Nem é publicidade.
Albertina Pena