Artigo:Ministério diz que vai seguir a OCDE, reduzindo os chumbos dos alunos

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Ministério diz que vai seguir a OCDE, reduzindo os chumbos dos alunos 


"...a retenção de ano não resulta na melhoria dos desempenhos posteriores mas, pelo contrário, na sua pioria, seja por desmotivação dos alunos, seja pelo descrédito nas capacidades dos alunos que gera entre professores”."
 
Reprovar ou não, eis a questão, velhinha, mas que ainda nos persegue, especialmente àqueles que, como a generalidade dos professores da escola pública,  trabalham com alunos de meios "desfavorecidos", cada vez mais mal pagos, com mais turmas, mais níveis, mais aberrações. como a dos chamados "vocacionais".
 
No artigo em causa foca-se o nexo de causalidade entre os professores que faltam, os professores que não se empenham, e o fraco nível de desempenho escolar.
 
Faltou ver o que significa faltar, o que significa empenho. Faltar por cancro ou burnout, conta?  O empenho em não levar na tromba daqueles alunos dos ditos vocacionais e afins, também contará?
 
Fica o apontamento para-técnico, sempre legitimador, para futuros ataques, quem sabe, disciplinadores, como, por exemplo, mais apoios na componente não letiva, a modos que voluntariado à força, a bem da nação, claro.
 
João Correia

In: https://www.publico.pt/sociedade/noticia/ministerio-diz-que-vai-seguir-a-ocde-reduzindo-os-chumbos-dos-alunos-1722961