Artigo:MEMÓRIA VIVA – VAMOS COMEMORAR - Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz - 6 de abril de 2022

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

MEMÓRIA VIVA – VAMOS COMEMORAR

Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz - 6 de abril de 2022

A Assembleia-Geral da ONU festeja o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz todos os anos. A data foi instituída pela ONU na Resolução 67/296 de 23 de agosto de 2013. Esta resolução demonstra o crescente reconhecimento pela Organização das Nações Unidas sobre a influência positiva que o desporto pode ter no avanço dos direitos humanos e no desenvolvimento social e económico.

Foi escolhido o dia 6 de abril porque foi neste dia que se iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, em 1896, com o objetivo de aumentar a consciencialização dos valores positivos do desporto.
Em 2014 celebrou-se pela primeira vez o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz.

Pelos valores que lhe são intrínsecos, o Desporto está, efetivamente, numa posição ideal para contribuir para o Desenvolvimento e a Paz e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no qual reconheceu que o desporto, como ferramenta de educação, desenvolvimento e paz, pode promover a cooperação, solidariedade, tolerância, compreensão, inclusão social e saúde no âmbito local, nacional e internacional.
Desde a sua criação, muitas organizações comemoram o dia com a realização de colóquios, eventos desportivos e homenagens a desportistas por todo o mundo, evidenciando a importância e o papel do desporto na sociedade, como um promotor de diálogo, de compreensão e um contributo inestimável para a inclusão social e a paz. [1]


O Dia Mundial da Atividade Física - 6 de abril de 2022

A Organização Mundial de Saúde (OMS), instituiu a data com o objetivo de prevenir o sedentarismo, apontado como um dos fatores de risco para a saúde no mundo, a inatividade é o responsável por um conjunto de enfermidades, portanto, promover a atividade física junto das populações é promover a sua saúde.

Este dia pretende dar a conhecer os benefícios da prática do exercício físico regular, sensibilizando as pessoas para a criação de "Estilos de Vida Saudáveis e Ativos", melhorando a sua qualidade de vida.

As atividades físicas e desportivas em todas as suas expressões constituem uma componente fundamental da "cultura desportiva" que promove a satisfação de necessidades biopsicológicas elementares e desempenham um papel fundamental na formação integral e bem-estar de cada pessoa.
No dia 6 de abril de 2020 - Dia Mundial da Atividade Física, a Direção-Geral da Saúde, divulgou o Relatório Anual do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física em Portugal. [2]

O documento revela que a maioria dos portugueses não cumpre as recomendações internacionais para a prática de atividade física e coloca Portugal entre os 11 países mais sedentários do mundo.
Em 2017 apenas 5% dos portugueses fazia desporto de forma regular, contra 74% que nunca ou raramente praticava, um aumento de 8% nos últimos 8 anos.
Em Portugal a falta de exercício tem implicações para a saúde, é responsável por 15% da incidência de cancro do cólon, 14% de cancro da mama, 11% de diabetes tipo 2 e 8% de doenças cardiovasculares.
As mulheres são mais sedentárias do que os homens e a falta de tempo é a principal justificação para o sedentarismo, seguida da falta de interesse ou motivação e dos custos associados à atividade física, revela ainda que os adultos menos ativos faltam mais vezes ao trabalho e gastam mais em cuidados de saúde. As autoridades estimam que a falta de exercício custe entre 150 a 300 euros anuais, por cada cidadão Europeu.

O Relatório aponta as principais estratégias a serem implementadas bem como as ações previstas para o próximo ciclo no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, estando em consonância com as recomendações globais para que os países desenvolvam políticas nacionais de saúde baseadas em evidência e apoiem a implementação do Plano de Ação Global da OMS para a atividade física 2018-2030. [3]


O Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz e o Dia Mundial da Atividade Física, estão marcados no calendário na mesma data - 6 de abril, complementam-se, na sua atividade cultural, social e nos valores e pressupostos a atingir.  

Deseja-se que a comemoração deste dia se repita por muitos dias ao longo do ano, só assim faz sentido a razão da sua existência, abordando questões, preocupações e problemas globais, mas que seja também um dia para educar, celebrar e reforçar as conquistas da humanidade. 

Maria João Vale

(1) https://www.un.org/en/observances/sport-day
(2) https://www.spef.pt/post/pnpaf-apresenta-o-seu-relat%C3%B3rio-anual-de-atividades
(3) https://www.sns.gov.pt/institucional/programas-de-saude-prioritarios/programa-nacional-para-a-promocao-da-atividade-fisica/