Artigo:“Memória Viva - Vamos Comemorar…” - Dia Internacional da Paz

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

“Memória Viva - Vamos Comemorar…” - Dia Internacional da Paz

Pela Paz

Educar para a paz e para uma sociedade mais solidária está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos, este é um papel fundamental que os educadores e professores têm que assumir nas escolas enquanto mediadores e implementadores, na concessão, no questionamento e no modo de como podem contribuir para o desenvolvimento de práticas emancipatórias que visem a paz mas também a transformação social e a justiça. Defendemos por isso que a educação para a paz deve ser uma referência obrigatória nos projetos educativos de cada escola.

A escola é um espaço de socialização de mediação e de transformação. A escola tem por objetivo promover uma cultura de convivência pacífica, de partilha colaborativa, dos valores da cultura da paz, dos direitos humanos da justiça e da cidadania democrática.

O mundo está diferente, e todos nós temos o dever de propor, de construir saberes e culturas que confrontem o status quo vigente, indicando que existem outros percursos alternativos de vida outras formas de encarar o mundo.

O desenvolvimento humano está e sempre esteve e hoje cada vez mais, associado ao desenvolvimento sustentável, desde que se integrou no conceito de desenvolvimento a dimensão ambiental.

A Conferência de Estocolmo em 1972, foi o primeiro evento da ONU para discutir a preservação ambiental. A sociedade pela primeira vez, institucionalizou a consciencialização da importância de construir uma relação mais equilibrada entre o Homem e o Ambiente. A importância de responder às necessidades, sem comprometer o futuro das gerações vindouras.

A Escola tem um papel fundamental, enquanto transmissora de saberes mas também de valores. Consciencializar os jovens para a necessidade de preservar o património natural e estabelecer uma relação equilibrada com a Natureza.

Consciencializar os nossos alunos de que é imperativa a adoção de políticas ambientais de proteção, de controlo e de uma eficaz gestão ambiental é um dos contributos mais importantes que nós professores e educadores podemos dar.

Afinal o que vamos deixar às gerações vindouras, aos nossos filhos e netos?

O ideal da escola é Educar para a paz - Construindo o mundo que se espera.

A educação tem que extrapolar as paredes da sala de aula, derrubar fronteiras, promover relações de conhecimento, de respeito de solidariedade. Promover a fraternidade e a cooperação entre povos. Construir o mundo que se espera.

Esta é uma questão moral e ética.

Precisamos deste planeta para viver. É a nossa casa

A escola Pública, precisa, de investimento, necessita que lhe sejam alocados os recursos necessários para que cumpra o seu papel fundamental - EDUCAR PARA UM MUNDO MELHOR.

Este é o nosso desiderato.

José Feliciano Costa