Artigo:ME continua a desrespeitar a classe docente

Pastas / Informação / Todas as Notícias

ME continua a desrespeitar a classe docente

Notícia do jornal “Público”  refere que dirigentes da FENPROF passaram, ontem, oito horas no Ministério da Educação e não foram recebidos.

FENPROF tinha enviado mais um pedido de reunião e entregue as propostas da educação para o orçamento de estado. O prazo limite para resposta a esse pedido foi ontem. Na ausência dessa resposta, a FENPROF dirigiu-se ao ME e aí aguardou durante horas para ser recebida. No entanto, verificou-se, mais uma vez, uma grande falta de respeito pelos professores, uma grande hostilização da classe docente e dos seus representantes, não havendo, por parte do ME, qualquer indício da vontade de resolver os problemas das escolas e da educação.  

São inúmeros os pedidos de reunião já feitos e várias as propostas entregues para negociar e que passam pela  falta de professores, pela precariedade, rejuvenescimento da profissão, condições e horários de trabalho e as questões da aposentação, entre outras. O ME insiste em estar de costas voltadas para os professores, recusa-se a ouvir e a debater as suas propostas, num claro desrespeito pela legislação e pelos seus profissionais.

Perante este bloqueio negocial, é necessário responder com luta. Os professores e professoras saberão responder a esta ignomínia do ministério da educação.

Albertina Pena