Artigo:Manifestação "Casa para viver" | Pelo direito à habitação!

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Manifestação "Casa para viver"

Pelo direito à habitação!

Eduardo Jordão | Dirigente Sindical

Sábado, dia 28 de setembro de 2024, em várias cidades de norte a sul do país, milhares de pessoas saíram à rua para reivindicar o direito à habitação, consagrado no artigo 65º da Constituição da República Portuguesa.

Em Lisboa, da Alameda ao Arco da Rua Augusta, os milhares que desceram a Avenida Almirante Reis entoaram palavras de ordem como: “Abril exige casa para viver”, “Paz, pão, saúde, habitação” ou “Casas para morar, não para especular”. 

Também os professores e o seu sindicato de classe, o SPGL, estiveram presentes, e muitas são as razões da sua participação.

Não podemos esquecer que, para além de todos os colegas que, naturalmente, têm de pagar prestação da casa ou renda, muitos professores estão deslocados. Vítimas da precariedade que afeta esta profissão, muitos encontram-se na situação de ter de pagar por uma segunda habitação.

Isto acontece num contexto em que os seus salários têm vindo, de ano para ano, a ser corroídos pela inflação, enquanto as rendas e os juros do crédito à habitação têm aumentado - ao mesmo tempo em que a banca lucra milhões de euros por dia. Aumento esse que tem uma maior expressão precisamente nas zonas onde há mais falta de professores.

Perante este panorama, o Governo aprovou um apoio à deslocação que, para além dos valores insuficientes, deixará de fora muitos colegas.

A luta pela habitação é também uma luta por melhores condições de vida e de trabalho! 

Texto originalmente publicado no Escola/Informação n.º 309 | setembro/outubro 2024