História da tapeçaria portuguesa contada em 86 obras na Cordoaria Nacional
“Não vá o diabo tecê-las!” - Uma exposição com 86 obras, 27 artistas e mais de 50 documentos, que contam a história desta forma de artesanato, a partir de 1946, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.
Visita Guiada: 21 de novembro com início às 14.15h - no torreão nascente da Cordoaria Nacional (na extremidade do edifício, logo no início, para quem vem do centro da cidade) – Avenida da India.
Entrada gratuita. Número máximo de participantes - 25
Inscrições até 18 novembro para: brauliolmartins@gmail.com
A Fundação Millennium bcp apresenta uma exposição sem precedentes sobre Tapeçaria, com curadoria de Rita Maia Gomes, proporcionando uma viagem sedutora e surpreendente pelo universo da tapeçaria portuguesa numa abordagem expositiva inédita que pretende assinalar figuras de referência, instituições e acontecimentos que constituem marcos importantes da história da tapeçaria portuguesa, a partir de 1946.
No piso 0 estará em destaque a Coleção Millennium bcp que possui um conjunto notável de tapeçarias produzidas pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre. O visitante poderá conhecer a qualidade do trabalho da manufatura, contemplando tapeçarias produzidas a partir de originais dos artistas: António da Costa Pinheiro, Artur do Cruzeiro Seixas, Graça Morais, Lourdes Castro, Luís Pinto-Coelho, Manuel Cargaleiro, Maria Helena Vieira da Silva, José de Almada Negreiros, José de Guimarães, Júlio Resende, Júlio Pomar. A exposição será uma excelente oportunidade para conhecer o ex-líbris da coleção de tapeçarias do Millennium bcp – uma obra de Guilherme Camarinha, peça única de 1961, que foi recentemente limpa e restaurada e poderá ser apreciada agora em todo o seu esplendor.