Artigo:Há seis anos que não havia tantos professores a passar à reforma

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Há seis anos que não havia tantos professores a passar à reforma

Em 2019 vão passar à reforma ou já passaram 1409 professores, refere o Público tendo como base a lista, agora divulgada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Mais alguns dados interessantes da notícia:

  • O ordenado médio auferido pelos 1409 professores que este ano se aposentam corresponde aproximadamente ao vencimento bruto atribuído ao 5.º escalão da carreira docente de um total de dez (ronda os 1400 euros “líquidos”);
  • Os docentes que se têm vindo a reformar se encontravam ainda muito longe de chegar ao topo da carreira;
  • Que vão cada vez ser mais os professores a passar à aposentação. Até 2023, segundo os cálculos das Finanças, deverão reformar-se 12.329 professores;
  • Que não estão a chegar jovens à profissão docente (só cerca de 1% têm 30 anos ou menos);
  • Que mesmo os professores que estão a contrato têm idades aproximadas dos que se encontram no quadro
  • Que se sentirá em breve “uma enorme falta de professores qualificados nas escolas” e nesta altura já há muito mais de dez mil alunos sem aulas por não terem professores.

Não diz, mas acrescentamos nós, que, num estudo recente mais de 65 mil professores revelaram "níveis preocupantes de exaustão emocional", uma das três características de 'burnout', e que “os docentes mais velhos são os que mais sofrem de exaustão, com forte incidência nos profissionais com mais de 55 anos”.

E o governo, perante este cenário, faz de conta que não vê e que não se passa nada.

M. Micaelo