Artigo:Greve no bloco

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Greve no bloco

Como vem sendo habitual neste Governo do PS, a reacção à Greve, neste caso dos enfermeiros dos blocos operatórios, não tem sido a mais adequada.
Ontem, a Ministra da Saúde, em entrevista na RTP, considerou que a Greve deveria obedecer a princípios éticos e deontológicos e ameaçou recorrer a uma requisição civil  dos enfermeiros, esquecendo-se que foram acordados serviços mínimos para o sector.
Tem sido recorrente, nos dias que correm, questionar o direito à Greve.
O Primeiro-Ministro reforçando sempre a legitimidade  Constitucional dos trabalhadores em greve, vai implementando medidas legislativas que, na prática, limitam o efeito do seu exercício.
Na opinião pública menos esclarecida e mais sujeita aos populismos alarmantes dos fazedores de opinião com voz nos Media nacionais e estrangeiros, cresce a tese do Abuso no Direito à Greve.
Conseguem virar as vítimas do abuso nas Leis Laborais contra as vítimas que lutam pela não implementação desses mesmos abusos.
Estas figurinhas sem história que imperam nos Governos actuais estão a fazer muito mal ao que se considera Democracia e ao espírito da Carta Universal dos Direitos Humanos.

Ricardo Furtado