Gratuitidade das creches aprovada
Será aplicada a todas as vagas já existentes, de forma progressiva, entre 2022 e 2024, abrangendo todas as crianças, independentemente dos rendimentos. Contudo, ao contrário do que o PCP queria, não haverá lugar à abertura de 100 000 novas vagas na rede pública.
Trata-se de uma boa notícia, que só não é excelente porque PS e PSD não podiam dar todo esse mérito aos comunistas, para além de que outros interesses se levantam, nomeadamente os relacionados com o setor privado, agora expectante relativamente ao incremento das oportunidades de negócio decorrentes duma possível vitória da direita nas próximas eleições (claro que o melhor será abrir negócios para prestar este serviço e depois o Estado dar-lhes-á o tal cheque, em obediência ao sacrossanto princípio da liberdade de escolha).
Se se pretende estimular a natalidade num país de baixos salários, este é o tipo de medida que se tem de implementar urgentemente, a par de outras que aliviem os orçamentos familiares para fazer face aos crescentes preços da habitação e de outros bens essenciais.
João Correia