Artigo:Governo dá com uma mão e tira com a outra

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Colega,

Antes mesmo de legisladas as medidas acordadas entre o ME e a FENPROF, no que respeita à revisão do ECD do Básico e Secundário, já está o Governo a impor, em sede de OE para 2010, o congelamento de salários para a Função Pública.

Com se esta medida não bastasse, junta-lhe ainda uma significativa alteração nas regras de cálculo da aposentação (o Governo pretende que o último salário de referencia para a aposentação seja o que era auferido em 2005), desta forma anulando a expectativa, criada em Dezembro, de muitos docentes virem a atingir o topo da carreira, com as consequentes implicações nos montantes das respectivas reformas.

A estes, acrescem outros motivos como o SIADAP (de onde resulta a configuração do modelo de avaliação de desempenho dos professores, incluindo as quotas), a não contagem do tempo de serviço prestado entre 2005 e 2008 (2 anos e 4 meses), o regime de vínculos, carreiras e remunerações, bem como o de contrato de trabalho para funções públicas.

Por tudo isto, sobram razões para os Professores e Educadores Portugueses marcarem forte presença na Manifestação Nacional da Administração Pública que se realizará no dia 5 de Fevereiro de 2010, em Lisboa.
Para permitir a participação de todos quantos queiram demonstrar o seu desagrado pela incidência das políticas de contenção unicamente sobre os trabalhadores, a FENPROF entregou um pré-aviso de greve para a próxima 6ª feira, dia 5 de Fevereiro, abrangendo todos os educadores e professores de todos os níveis de ensino.
O SPGL concentra-se junto ao Elevador da Glória, às 14h45!

Colega,
Participa e divulga mais esta grande jornada de luta!
De novo, juntos, na rua, pelo respeito dos acordos firmados!
Pela dignidade de quem trabalha!
Pelo respeito por quem deu o melhor de si nesta profissão!


A Direcção do SPGL