Artigo:Função pública alemã recebe aumento salarial de 5,5% em 2024 num valor mínimo de 340 euros…

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Função pública alemã recebe aumento salarial de 5,5% em 2024 num valor mínimo de 340 euros…

No Expresso de domingo, 23 de abril, num apontamento jornalístico com o título: “Função pública alemã recebe aumento salarial de 5,5% em 2024 num valor mínimo de euros”, afirma a agência noticiosa Lusa “Cerca de 2,5 milhões funcionários públicos alemães vão receber um complemento salarial isento de impostos até fevereiro de 2024 e, a partir daí, um aumento salarial de 5,5%, com um mínimo de 340 euros mensais, foi este domingo anunciado.”

Não é então de estranhar a minha escolha de notícia do dia, uma vez que ela está intimamente relacionada com a conjuntura de contestação e reinvindicação que se vive na função pública, no nosso país.

Segundo a notícia “Estes valores resultam do acordo alcançado esta madrugada entre os sindicatos, o Governo federal e as autoridades locais, que será válido por dois anos e se espera que evite novas greves.”

Refere igualmente que “a ministra do Interior alemão, Nancy Faeser, que tutela a função pública federal, referiu que se trata de um acordo salarial "responsável" e que põe fim a várias semanas de negociações acompanhadas por greves em diversos setores públicos, dos correios, aos transportes ou saúde.”

Segundo a Lusa, nos termos do acordo agora alcançado, cada trabalhador vai receber um complemento salarial extraordinário de 1.240 euros em junho, seguindo-se uma prestação mensal adicional de 220 euros por mês, até fevereiro de 2024, isenta de impostos.

A partir de março de 2024, os trabalhadores terão um aumento salarial de 5,5%, com um valor mínimo de 340 euros brutos por mês.

O acordo segue no essencial os pontos centrais da recomendação da comissão arbitral, terá um custo adicional de 17 mil milhões de euros e visa acomodar a perda de rendimento resultante da inflação.

 Frank Werneke, que representa os funcionários públicos afirmou igualmente: "Ao decidir aceitar este compromisso, fomos ao limite tolerável. Os funcionários públicos exigiam um aumento salarial de 10,5% e, pelo menos, 500 euros por mês durante um período de doze meses.

Este artigo faz pensar em que Europa estamos inseridos, e como ela anda a velocidades muito diferentes!!

Ana Cristina Gouveia