Artigo:Fracasso!

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Fracasso!

Sim, também pode ser o que melhor define a actuação deste governo nestes últimos tempos.

TAP, PRR, SNS, IVA Zero, Pacote Habitação, Níveis de pobreza, enfim….

Mas, em concreto, saliento a reunião entre os sindicatos e o governo Francês acerca da idade de Reforma que fracassou, assim como, por cá, fracassaram todas as reuniões entre os sindicatos dos professores e o ME, como aconteceu ainda ontem, e, a um nível mais global, têm tendência a fracassar todas as negociações que opõem os direitos dos trabalhadores aos interesses instalados e protegidos dos empregadores.

Enquanto a lógica que impera privilegiar apenas o lucro, o consumo e a economia de mercado e não a busca de uma sociedade viável, organizada e justa para todos, o conflito de interesses entre quem produz e quem acumula riqueza permanecerá ao rubro.

São exemplo disto as manifestações e greves que um pouco por todo o lado, e não só no sector público como muitos querem fazer crer, assumem cada vez uma maior dimensão.

O fracasso expresso da governação em muitos países da velha, cansada e distraída Europa, onde ainda impera alguma liberdade de expressão, tem redundado nos maiores protestos de que há memória, recente,  em França, Inglaterra, Alemanha e até Portugal.

O fracasso global da guerra na Ucrânia não justifica tudo. Aliás, como temos vindo a verificar, justifica mesmo muito pouco.

Da inflação às taxas de juro, a guerra que nos aflige é de outra natureza e bastante mais devastadora.

Como bem sabemos, pelo percurso inapelável da história das civilizações, todas as revoluções são impossíveis até se tornarem inevitáveis.

Ricardo Furtado