Fosso Salarial entre homens e mulheres: 85% do diferencial não tem explicação
No dia Europeu da Igualdade salarial o jornal Público divulga um artigo com o título - Fosso Salarial entre homens e mulheres: 85% do diferencial não tem explicação.
De acordo com o projeto Small Grant Scheme#1 – Os benefícios sociais e económicos da igualdade salarial entre mulheres e homens – 85% do diferencial não apresenta justificação.
É ainda referido no artigo que os investigadores do projeto alertam para o “contrubuto positivo da educação na diminuição do fosso (…) Refere ainda o artigo que os sectores onde as mulheres estão sobrerrepresentadas (como a educação, o serviço social, a saúde, a prestação de cuidados, o atendimento ao público) tendem a praticar salários mais baixos.
Sobre a parte que não tem explicação, Sara Falcão Casaca – coordenadora do projeto explica:
“ É preciso mobilizar outros estudos que permitam perceber se há ou não enviasamento, se, por exemplo, a avaliação de desempenho não penaliza as mulheres por razões que se prendem com estereótipos associados ao género, à assistência à família. A própria lei recomenda às empresas que adoptem uma metodologia de avaliação dos postos de trabalhoque permita perceber se a determinação salarial está a ter em conta apenas factores objetivos. “
Um estudo a ter em conta como o contributo para que terminem as disparidades salariais e a desvaloriazação do trabalho em função da discriminação de género, tendo a educação um papel fundamental na desconstrução de estereótipos.
Albertina Pena