Artigo:FENPROF exige reunião de urgência

Pastas / Informação / Todas as Notícias

A FENPROF reúne com o Ministério da Educação e Ciência na próxima sexta-feira, dia 21, pelas 9.00 horas, para dar início ao processo negocial de alteração do Estatuto da Carreira Docente (ECD) nas matérias relativas à avaliação do desempenho. Este processo de revisão do ECD, para a FENPROF, deverá limitar-se à matéria da avaliação, devendo ser apenas introduzidas as alterações que se revelem indispensáveis, tendo em conta o processo negocial já encerrado sobre avaliação do desempenho. Assim, a FENPROF não terá qualquer disponibilidade adicional para rever outros aspetos do ECD.

Para a FENPROF, porém, a importância desta reunião residirá noutro facto: será a oportunidade para entregar um pedido formal de reunião, com a presença do Ministro, em que se discutam os fortíssimos cortes orçamentais previstos para a Educação e as suas violentas consequências para as escolas, a qualidade educativa e os profissionais docentes.

O corte direto de quase 900 milhões de euros terá um efeito devastador inaceitável, cujas consequências serão verdadeiramente imprevisíveis, nomeadamente no que respeita ao normal funcionamento das escolas, às condições de trabalho e salários dos docentes e ao próprio emprego.

A FENPROF repudia este violento ataque à Educação, à Escola Pública e aos trabalhadores do setor da Educação e exige essa reunião ao Ministro para que se explique e justifique esta opção destrutiva do Governo que integra.

                                                                                                          O Secretariado Nacional