Artigo:FENPROF debate situação do país, das escolas e dos professores

Pastas / Informação / Todas as Notícias

 

A partir de hoje, dia 13, e até 15 de março reúnem os órgãos dirigentes da FENPROF (Secretariado Nacional e Conselho Nacional) para fazer a avaliação da atual situação política, social e económica do país, bem como da situação na Educação e dos professores, após 3 anos de ingerência da troika e de governo PSD/CDS. Serão também debatidas as consequências do anunciado programa de continuação do empobrecimento a impor aos portugueses no pós-resgate.

Neste complexo contexto, marcado ainda por um governo cego e surdo perante a realidade e pela denúncia feita por diversas organizações sociais, designadamente pelo movimento sindical, é posta em marcha uma campanha de mentira sobre a real situação do país, procurando os partidos que apoiam o governo retirar dividendos eleitorais para continuar a sua ação de desmantelamento das funções sociais do Estado, nomeadamente a Escola Pública, de destruição de carreiras profissionais, de redução de salários e pensões e de aprofundamento das desigualdades sociais e económicas contrárias ao interesse nacional.

É, pois, de enorme oportunidade a convocação dos órgãos de direção da FENPROF, para estes 3 dias de trabalho, com vista a estabelecer as condições para o desenvolvimento da ação de combate às atuais políticas nos planos jurídico, do relacionamento institucional com os órgãos de soberania e, inevitavelmente, no âmbito da ação reivindicativa.

O Secretariado Nacional – que reunirá a 13, das 10H00 às 20H30, e a 14, das 9H30 às 13H30, interromperá os seus trabalhos na tarde de sexta-feira para participar na Manifestação Nacional da Administração Pública. O Conselho Nacional da FENPROF (órgão máximo entre congressos) reunirá durante todo o dia de sábado, com a reunião a iniciar-se às 10H30.

  

O Secretariado Nacional