Europeu de futebol e sanções económicas: duas novelas
1 - Confesso: gosto de futebol. De ver, de jogar futebol. Estou (quem não está?) contente por irmos jogar a final do Europeu.
Mas estou cansado, farto, fartinho mesmo, de tanto programa e tanto comentário sobre o tema (às vezes até sem relação nenhuma com o tema…), muito antes, antes, durante e depois e depois e depois… dos jogos. De hoje até domingo vai ser, de novo, um fartote de preliminares sobre o jogo. Até parece que o mais importante não é o jogo, mas os entretantos.
Já não há pachorra para tanto comentário, reportagem, programa em tanto canal televisivo.
2 - As sanções a Portugal (e a Espanha?)
O caminho seguido está a ser semelhante. Todos os dias, várias vezes ao dia, há muitos (demasiados!) dias, andamos a ser ameaçados com sanções.
Que vão ser tomadas agora, afinal já não é agora; vai ser para a semana, já não vai ser para a semana, vai ser na reunião de…, afinal estão nas mãos da Comissão Europeia; já não, agora vai ser o Ecofin a decidir, talvez se saiba lá para o final do mês…
Que temos de ser penalizados pois não cumprimos (ou porque cumprimos e fomos além do que era suposto cumprirmos, já não sei bem) que não há justificação para…; que seriam injustas porque…; que a penalização pode ser de x% do PIB, que pode ser simbólica e ser só de 1 €uro, que tem que haver sanções e pode até ser zero €uros…
Irra! Já cansa!
M. Micaelo