Artigo:Ensino Particular, Cooperativo, IPSS e Misericórdias - Processo negocial com as Misericórdias

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Particular e IPSS

Ensino Particular, Cooperativo, IPSS e Misericórdias

Processo negocial com as Misericórdias

Pedro Nunes | Dirigente SPGL

No seguimento do processo negocial com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), a FENPROF participou numa concentração com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas (FNSTFPS), junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, durante uma reunião que ocorreu na DGERT, com vista à revisão das tabelas salariais.

Nessa reunião, a UMP referiu que a maioria das Misericórdias a nível nacional apresentou resultados negativos no ano de 2023.

Quanto ao setor das creches, a UMP salientou que as verbas recebidas no âmbito do Compromisso de Cooperação com o Governo, são insuficientes face às despesas das instituições.

Por esses motivos, não manifestaram disponibilidade para aumentos salariais com retroativos a 2023 e apresentaram novas tabelas salariais para 2024 com um aumento insignificante, o que levou a comissão negociadora sindical a rejeitar a proposta apresentada.

Perante a posição dos sindicatos, a UMP ficou de rever a sua proposta, comprometendo-se a apresentar novas tabelas salariais, antes da próxima reunião a 15 de março. 

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 307 | jan./fev. 2024