Artigo:Educação Pré-Escolar e 1.º CEB | Calendário é pedagógica e socialmente inaceitável!

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Educação Pré-Escolar e 1.º CEB

Calendário é pedagógica e socialmente inaceitável!

Dulce Arrojado | Dirigente SPGL

Manter o calendário escolar do Pré-escolar e 1.º CEB até ao final de junho, não tem qualquer justificação pedagógica, limitando-se a sobrecarregar as crianças e os docentes com tempo excessivo de atividades letivas.

Tal prolongamento levanta sérias preocupações, porque ocorre num tempo em que se registam temperaturas elevadas, em escolas sem condições físicas, prejudicando o bem-estar das crianças, servindo apenas o interesse de mantê-las ocupadas, resolver problemas de ordem social e de resposta às necessidades das famílias e não com finalidade escolar.

Esta diferenciação entre ciclos de ensino agrava desigualdades e desconsidera as necessidades, tanto das crianças, como dos profissionais. Crianças tão pequenas necessitam que respeitem o seu ritmo de aprendizagem e o direito a brincar, proporcionando novas soluções de tempo lúdico e de espaços atrativos para brincadeira livre e a socialização.

Face a esta situação, a FENPROF e os seus sindicatos exigem que se proceda à harmonização do calendário escolar, em respeito pelas crianças e pelos docentes! 

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 46 | junho/julho 2025