Artigo:Educação Especial - Falta de recursos compromete inclusão

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Educação Especial

Falta de recursos compromete inclusão

Jorge Humberto | Dirigente SPGL

Os resultados do levantamento da FENPROF sobre o DL da Educação Inclusiva referem que a falta de recursos humanos está a comprometer a inclusão e o apoio a muitos alunos com NE, com 83% dos diretores a dizer que não há recursos suficientes para uma verdadeira inclusão. Dados reportados pelos diretores abrangem um universo de 112 187 alunos, 12 157 professores e 5 266 assistentes operacionais de todos os distritos.

A insuficiência de docentes de Educação Especial é referida por 73% dos diretores, bem como de AO, 78% e técnicos, 85%. Quando aumentam os alunos com NE e muitas turmas não são reduzidas, a falta de apoios diretos, de terapias e de acompanhamento de AO, sobrecarrega as escolas e os profissionais e põe em causa o que se apregoa. 

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 307 | jan./fev. 2024