Artigo:Educação e mega-agrupamentos

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Na sequência das decisões da última reunião do seu Secretariado Nacional, a FENPROF tomou hoje duas importantes iniciativas:

- Divulgação de um Abaixo-assinado / Petição de contestação dos cortes orçamentais feitos na Educação e muita preocupação quanto às suas consequências e ao futuro do setor. Termina o texto a subscrever com um apelo “ao sentido de responsabilidade dos decisores políticos para que se altere profundamente o rumo das políticas educativas”. As assinaturas, que serão recolhidas em reuniões a realizar nas escolas e on-line até final do próximo mês de Maio, serão depois entregues, em reuniões a solicitar, aos Senhores Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e Ministro da Educação e Ciência.

 - Envio de uma carta aos Presidentes de todas as Assembleias Municipais a propósito do processo de agregação de escolas, vulgarmente conhecido por constituição de mega-agrupamentos. Para a FENPROF este é um processo que desumaniza a vida das escolas, afasta a sua gestão das famílias, como de toda a comunidade educativa, e provoca o aumento do desemprego de docentes e não docentes o que também irá afetar a atividade económica de vários concelhos do país. Face a isto, a FENPROF solicita que nas reuniões a realizar este mês, as Assembleias Municipais agendem a discussão deste assunto para discussão.

 [Em anexo, juntamos os dois documentos referidos]


O Secretariado Nacional