Artigo:E o ensino pós-pandemia? Governantes e especialistas procuram respostas

Pastas / Informação / Todas as Notícias

E o ensino pós-pandemia? Governantes e especialistas procuram respostas

Este é o título de uma notícia do jornal Público de hoje, 23 de novembro de 2020, pg 16. Nela se informa que decorrerá “online” uma conferência ”para debater o mundo digital em contexto escolar”.

Parte do pressuposto que o recurso à internet na vida escolar veio para ficar e para se desenvolver, sem prejuízo de que a escola tem de continuar a ser “presencial”. Convenhamos que é um pressuposto muito plausível. Urge, pois, trabalhar para garantir neste “ensino pós-pandemia” tanto quanto possível a igualdade de oportunidades para todos os alunos e para todas as escolas e isso implica uma série de medidas, como a qualidade das redes, o acesso de todos os alunos e professores a computadores… e um peso orçamental para a Educação bastante superior ao “usual”.

Como professores, não podemos ficar à margem desta discussão, até porque ela exige uma nova visão da função e do perfil do professor. Como sindicalistas teremos de intervir em defesa da escola púbica de qualidade para todos e na defesa dos direitos laborais de todos os docentes, de modo a conseguir uma revalorização social e económica da carreira docente. Não são questões a serem tratadas apenas por governantes e por “especialistas”!

António Avelãs