E não inventam mais nada para excluir mais gente?
A Comissão de Trabalho e Segurança Social aprovou esta quarta-feira a antecipação da idade da reforma para pessoas com deficiência para os 60 anos de idade. Desde que tenham um grau de incapacidade igual ou superior a 80%. E pelo menos 15 anos de carreira contributiva realizada com aquele grau de incapacidade!
Podia e devia ter-se ido mais longe e ter sido aprovado o acesso aos 55 anos em vez dos 60 e o grau de incapacidade poderia ter sido 60% em vez de 80%, como outros projetos propunham, mas PS e PSD não quiseram.
Mesmo assim, saúda-se a aprovação da redução da idade da reforma para pessoas com deficiência e a não aplicação do fator de sustentabilidade.
Mas, sabendo-se das dificuldades acrescidas que as pessoas com deficiência têm no acesso ao trabalho, não bastaria terem 15 anos de carreira contributiva, era mesmo necessário incluir a cláusula “15 anos de carreira contributiva realizada com aquele grau de incapacidade”?
Só com 15 anos de carreira contributiva realizada com 80% ou mais de incapacidade se poderá ter acesso a esta ”benesse”!
Não havia necessidade.
M. Micaelo