Docentes entregam Carta Aberta à Presidente Instituto Politécnico de Setúbal reclamando o direito à progressão na carreira
No dia 5 de agosto, um conjunto de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), acompanhados pelo coordenador do Departamento do Ensino Superior e Investigação (DESI) do SPGL e pelo presidente do SNESup, reuniram com a Presidente do IPS para lhe entregarem uma Carta Aberta, subscrita por 81 docentes das 5 unidades orgânicas do IPS, a reivindicar condições mais adequadas e justas para o processo de avaliação de desempenho e alteração do posicionamento remuneratório praticado nesse Instituto.
A formulação do atual Regulamento de Avaliação de Desempenho e Alteração do Posicionamento Remuneratório do Pessoal Docente do IPS (RAD) e os termos em que foi aplicado ao período avaliativo 2021-2023 causaram significativos entraves à progressão na carreira docente, em grande medida pela aplicação de quotas de diferenciação de desempenho. Como consequência, cerca de 65% dos docentes avaliados neste período ficaram impedidos de progredir e de obter a correspondente valorização salarial, o que gerou no IPS um sentimento generalizado de desvalorização do trabalho dos docentes.
Na reunião, a Presidente do IPS reiterou a decisão de não revogação ou alteração do RAD para o período avaliativo 2021-2023. Contudo, mostrou abertura para, no âmbito do processo de revisão do RAD, iniciado em 15 de julho último, equacionar-se a eliminação da aplicação das quotas de diferenciação de desempenho e fazer-se ajustamentos à grelha de avaliação, conforme se exigia na Carta Aberta.
O SPGL continuará a acompanhar de perto este processo e a trabalhar com os docentes do IPS com vista à criação de um novo RAD mais justo e adequado ao trabalho por eles efetivamente realizado.
O Departamento do Ensino Superior e Investigação do SPGL