Artigo:Deslocações de professores de inglês do 1.º ciclo vão passar a ser pagas

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Deslocações de professores de inglês do 1.º ciclo vão passar a ser pagas

 

Segundo o DN de hoje, Nuno Crato declarou que, no caso dos professores de inglês do 1º ciclo, as deslocações entre escolas vão passar a ser pagas. Porém, quando questionado sobre a inclusão do tempo despendido nas deslocações no horário de trabalho, remete-se ao silêncio.

Os sindicatos da FENPROF  há muito que lutam pelo pagamento das deslocações entre escolas, sobretudo desde que surgiram os agrupamentos, tendo publicado diversos esclarecimentos sobre o assunto (vide ficheiro anexo em pdf).

Assim, consideramos que esta decisão do ministro vem parcialmente ao encontro das nossas reivindicações. Porém, urge perguntar “E os outros docentes em situação análoga?”. O que vai acontecer aos muitos professores de outras disciplinas e ciclos que continuam a ser obrigados a deslocarem-se de escola para escola, frequentemente em localidades diferentes, pagando do seu bolso as despesas de deslocação?

Por outro lado, como é possível que o tempo necessário às deslocações entre escolas não seja incluído no horário de trabalho? Como poderá o MEC permitir esta sobrecarga inaceitável?

É tempo de o MEC tratar os professores com a dignidade que merecem e respeitar a sua segurança e saúde, assim como a qualidade de ensino.

Entretanto, como curiosidade, leia o texto do Público que surge no endereço http://www.publico.pt/economia/noticia/decisao-do-tribunal-europeu-clarifica-deslocacoes-como-tempo-de-trabalho-1707814

Paula Rodrigues