Artigo:Covid 19 e condições de trabalho nas escolas

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Covid 19 e condições de trabalho nas escolas

O número de casos de Covid 19 vai marcando presença na globalidade das escolas públicas e privadas do país, acompanhando o que ocorre nos vários concelhos e distritos do todo nacional.

A direção do SPGL acompanha com atenção o evoluir da situação, constatando que por parte das escolas ( direções, docentes, não docentes, muitas vezes com a colaboração das associações de pais) tudo continua a ser feito no sentido de que a vida nos estabelecimentos de educação e ensino decorra com a maior normalidade possível, única forma de transmitir um sentimento de confiança às crianças, jovens e famílias neste momento tão crítico para a sociedade.

Neste contexto, a direção do SPGL apela aos sócios e particularmente aos delegados e ativistas sindicais que acompanham de perto o que se passa nas suas escolas que verifiquem se nas escolas é cumprido o plano de contingência em vigor no estabelecimento e, no caso do aparecimento de casos de Covid, se as autoridades de saúde intervêm atempadamente. Em caso de dúvida sobre os processos, devem contactar o SPGL, através do meio mais expedito, para que com rapidez se possa fazer a intervenção que se julgue mais adequada.

Finalmente, e não menos importante, são os abusos que em nome da pandemia, em algumas escolas, se continuam a verificar nos horários e até no conteúdo funcional dos educadores e professores.

Os professores e educadores têm tido e continuam a ter um papel fundamental no muito que, apesar de todas as vicissitudes, tem sido feito em prol da população escolar nestes tempos de incerteza; contudo, não pode valer tudo.

A exigência de horários de trabalho adequados à função, a denúncia das situações anómalas e ilegais que vão ocorrendo pelas escolas não podem ser escamoteadas e continuarão a merecer a intervenção do SPGL.