Artigo:Conferência: Com que cores se pinta o “Negro”? | Sede do SPGL | 27 de Fevereiro | 16h00

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Conferência: Com que cores se pinta o “Negro”?

Sede do SPGL - 27 de Fevereiro - 16h00 – Sessão de “Troca de Saberes”

com Inez Marques (Mestre em História Medieval, Professora aposentada, Investigadora do IEM)

Numa época em que tanto se fala da imigração vamos conversar sobre o que representa o encontro de culturas e raças diferentes, utilizando a história, a sociologia, a antropologia, a pintura e a psicologia. Como o evidencia o texto de Inês Marques, professora que orientará a sessão.

A não perder!

“No substrato artístico, nas imagens deixadas pelo espelho eurocêntrico, o ser humano africano nunca é um mesmo, mas um outro que se estranha e cedo se obriga à assimilação e perda de identidade. A representação desse outro assume características múltiplas que nos revelam importantes características da mentalidade que subjaz num encontro de culturas desigual, mostrando-nos, também, como se expressou a colonização na ideia de superioridade, numa relação sempre hierarquizada e quase sempre discriminatória. O “diferente”, o “distante” torna-se próximo e complexificam-se as formas que expressam as relações entre dominador e dominado.

Neste entrecruzamento obrigatório, inimigo de uma relação equitativa, o retrato oferecido pelos artistas “europeus” passa pela dimensão estética onde predomina o exótico, a sensualidade, a humilde condição, às vezes humilhante ou, por outro lado insubmissa e orgulhosa. Desde os séculos XVI até ao século XX, em que contextos se retratam os africanos ou afro-americanos? De que modo são retratados? Haverá entre estes “estranhos” artistas discípulos dos mestres das escolas artísticas mais consideradas? Que relações tiveram mestres e discípulos? Que aceitação tiveram?

Que impacto e importância tem em nós estas imagens?

Que nos dizem, por exemplo, dos lugares e modo como viviam/vivem em Lisboa, cidade de raiz cosmopolita?”

“Troca de Saberes”- um projeto no qual intervêm e interagem diferentes áreas do saber, da cultura e da experiência.

Para participar nesta sessão inscreve-te para: isabelgasparp@gmail.com