Artigo:Conferência “Com que cores se pinta o ‘Negro’?” e Roteiro “Ao Encontro de Lisboa Africana”

Pastas / SPGL / Dep. Aposentados / Ação Sociocultural

Conferência “Com que cores se pinta o ‘Negro’?” e Roteiro “Ao Encontro de Lisboa Africana”

Departamento de Professores e Educadores Aposentados

No âmbito do projeto “Troca de Saberes” - um projeto no qual intervêm e interagem diferentes áreas do saber, da cultura e da experiência - o Departamento de Aposentados realizou, no dia 27 de fevereiro, uma conferência com Inez Marques, Mestre em História Medieval, professora aposentada e investigadora do IEM, intitulada: Com que cores se pinta o “Negro”. Estiveram presentes 26 docentes aposentados e aí pudemos refletir sobre o que representa o encontro de culturas e raças diferentes, numa cidade como Lisboa desde o séc. XVI até aos nossos dias.

Esta foi uma introdução teórica ao Roteiro “Ao Encontro de Lisboa Africana”, que realizámos no dia 25 de março, percorrendo locais de interesse histórico contemporâneos do desaparecido Bairro do Mocambo, ressalvando a evolução que o espaço sofreu ao longo dos séculos. Este bairro histórico, hoje Madragoa, tornou-se um bastião da presença negra em Lisboa a partir do século XVI.

Percorrer documentos e vestígios urbanos foi avivar memórias ancestrais que estudiosos desta temática têm divulgado e nos têm ajudado a conhecer melhor o nosso passado.

No futuro continuaremos o roteiro com outros percursos, tendo como objetivo conhecer os locais e a forma como se inseriu a comunidade africana, na sua maioria escrava, na cidade de Lisboa.

Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 45 | março 2025