Artigo:Concurso para contratação de docentes

Pastas / Informação / Todas as Notícias

O concurso para a contratação de docentes prolongar-se-á até dia 27 de abril. A este concurso deverão apresentar-se cerca de 50.000 candidatos, entre professores desempregados e atualmente contratados pelas escolas ou em serviço nas atividades de enriquecimento curricular, por norma promovidas pelos municípios.

 Tratando-se de jovens professores – embora hoje, por força de um arrastamento, de anos, das situações de precariedade, muitos sejam docentes já com 10, 15 ou mais anos de serviço – é natural que se torne ainda mais importante o apoio que a FENPROF e os seus Sindicatos possam prestar. Assim, é montado um verdadeiro “gabinete” de apoio aos professores em concurso que contará com apoio logístico e jurídico em todas as regiões do país, com a disponibilização de um circuito de informações por via eletrónica e telefónica, sendo ainda realizadas reuniões em todas as regiões do país com o objetivo de esclarecer dúvidas e informar sobre as fases seguintes do concurso (reserva de recrutamento e contratação de escola) que já se deverão realizar nos termos a estabelecer por um novo quadro legal. Estas reuniões serão abertas a todos os docentes, enquanto o apoio direto aos docentes será disponibilizado a todos os que estão sindicalizados, o que significa a milhares de professores.

 Por fim, a FENPROF recorda que este concurso acontece num momento em que o futuro de milhares de professores é extremamente incerto. Para isso contribui o facto de o MEC estar a aprovar medidas – revisão da estrutura curricular, criação de mega-agrupamentos, aumento do número de alunos por turma… – deliberadamente orientadas para provocarem desemprego e, assim, reduzirem os custos da Educação. São medidas que terão sérias e graves implicações na própria qualidade do ensino, mas, nem por isso, o governo decidiu evitá-las. Assim sendo, os professores e educadores que se candidatam a este concurso, para além do apoio que terão dos Sindicatos da FENPROF, serão também confrontados com a necessidade de contestarem e lutarem contra esta situação muito negativa que afetará negativamente o seu futuro e a sua vida.

 

 O Secretariado Nacional