Artigo:Ciclo de acções de denúncia, protesto e exigência

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Realiza-se amanhã, frente ao Ministério da Educação a primeira das 4 acções de denúncia e protesto agendadas para 22, 24, 29 e 31 de Março.

Assim, entre as 10H30 e as 15H30, dirigentes e delegados sindicais do Sindicato dos Professores da Região Centro desfiarão as suas críticas, propostas e revolta contra as medidas que os dois últimos governos têm imposto aos professores, cujos efeitos nefastos incidem, particularmente, no emprego, nos horários, nos salários e na carreira.

É o seguinte o programa da acção integrada no calendário de luta da FENPROF:

10h30

Início da montagem de um castelo de cartas

CASTELO DE CARTAS

12 figuras – Caras de vários e “significativos” ministros (infelizmente não todos).

4 ases – José Sócrates, Cavaco Silva, Durão Barroso e Teixeira dos Santos, que são os verdadeiros chefões desta política.

10 Jokers dos problemas sócio-profissionais: Horários de Trabalho, Desemprego/Precariedade; Quotas na Avaliação; Roubo nos Salários; Congelamento das progressões; Desvalorização das aposentações; Gestão centralizadora; Inexistência de Concursos para ingresso em quadro; Calendário de Exames; Roubo do tempo de serviço.

11h00

Encontro com os órgãos de comunicação social c/ o Secretário Geral da FENPROF e a Coordenadora Adjunta do SPRC.

11h30

MANIFESTAÇÃO SIMULADA:

Rábula – Protesto contra as condições sócio-profissionais impostas aos docentes nos últimos anos.

Homens-Sandwich (centrandos nos problemas do desemprego e da precariedade), manifestantes-mascarados com os problemas que afectam a profissão (indumentária/máscara/caracterização do problema, de forma plástica e sarcástico-satírica), pancartas (o problema dos congelamentos e da crise)… com um elemento que fará um discurso político-satírico forte (convidado engravatado do Conselho de Ministros), sempre interrompido efusivamente pelas vaias dos manifestantes. Aprovação de uma Moção. Entrega no ME da Moção pela delegação dos manifestantes-problema!

12h00/15h00

Distribuição de Comunicado à População e recolha de Assinaturas no Manifesto em Defesa da Escola Pública e da Qualidade da Educação.

15h15

Destruição do Castelo de Cartas (simbolizando o repúdio generalizado dos professores pela politica do governo para a educação e para a escola pública).

15h30

Levantamento popular – nova manifestação – é erguido, de forma apoteótica, um pano com uma mensagem optimista e de confiança no futuro.



 O Secretariado Nacional