Artigo:Chegou o Outono

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Chegou o Outono

Hoje, dia em que se comemora o Dia Europeu Sem Carros(!) e em que começa uma nova estação do ano, ao folhear pela manhã o “Público”, que notícias nos são dadas a ler?

A Covid-19 e a referência ao Plano de Outono/Inverno do Ministério da Saúde, numa resposta tardia a um aumento de casos que anteciparam a chegada do Outono. Numa pequena nota, a referência à suspensão das aulas do 1º ciclo na Escola Básica das Laranjeiras, em Lisboa, por uma das funcionárias ter testado positivo. Como prevíramos, isto é só o começo!

Depois, o segundo tema do momento, a corrupção, endémica, e que, ao ser destapada, mostra a sua extensão e podridão.

A resiliência, algo que nos é constantemente pedido, também tem Plano. Os partidos preparam-se para as batalhas eleitorais de 2021. Só não conseguem prever as fintas que a pandemia nos prega.

Alegro-me quando deparo com este título «Católicos “envergonhados” com apoio da Igreja ao manifesto contra Cidadania». O peso da hierarquia não acompanha os ventos da modernidade, antes se agarra como lapa ao passado obscurantista e castrador. Mas, felizmente, há quem resista e lute contra essa hierarquia bafienta.

Em Marvão, na cidade romana de Ammaia, um grupo de arqueólogos há vários anos a trabalhar nesse local, descobrem um anfiteatro. A perseverança compensa.

Na secção de Economia, os temas são o hidrogénio, a resolução do conflito de patentes que envolvem o gigante Huawei e um inventor português.

Vamos ao Mundo. Uma fotografia de Putin e Trump quase simétricos, faz-nos pensar como ambos são tão parecidos e perigosos. O perigo da reeleição de Trump acentua-se quando ele se prepara para nomear uma juíza conservadora para substituir a grande Ruth Bader Ginsburg falecida a semana passada. Mas o Mundo passa também pelas eleições regionais italianas e pela derrota das intenções de Salvini; pela nova liderança do Mali após o golpe de estado do mês passado. A fotografia que a líder da oposição da Bielorrússia empunha na reunião em Bruxelas com os ministros da EU fala por si e complementa as imagens que diariamente vemos das manifestações nas ruas contra um regime opressor e antidemocrático.
Na secção Cultura, da entrevista da secretária de estado do Património retira-se a ideia da dificuldade de comunicação entre os que estão no terreno e os decisores. Quantas vezes temos lido isto? Por que não se consegue alterar isto?, digo eu. E porque um novo Orçamento está na calha, os artistas estão expectantes quanto ao novo modelo de apoio às artes, “mas dizem que vão esperar para ver e crer.”

Estamos a chegar ao fim do jornal de hoje que dedica uma página ao tema da Biodiversidade, com uma notícia com o título “Terra perdeu 2 milhões de kms quadrados de ecossistemas intactos”.

Salto o Desporto, que felizmente não é só futebol, e terminamos com mais uma crónica de uma história triste de compadrio e corrupção. Não fosse o Bartoon habitual de Luís Afonso no topo da última página do jornal “Público”, diríamos que este Outono que hoje começa, não nos dá muitos motivos para sorrir.

22 de Setembro de 2020
Almerinda Bento