Artigo:Caravana corre o país em defesa da Escola Pública (atualizado 05.06.2013)

Pastas / Informação / Todas as Notícias

O Governo PSD-CDS estabeleceu como medida estratégica para esta legislatura reduzir ao mínimo o papel do Estado no que a Constituição da República define como sendo suas funções sociais.

Educação, Saúde e Segurança Social públicas estão, pois, na mira deste governo, mas também do FMI/BCE/UE, e as medidas que concretizam esse objetivo desenvolvem-se a partir da redução brutal dos seus recursos humanos. Em nome de uma redução da despesa, única forma adotada para controlar as finanças do Estado, as medidas multiplicaram-se em dois anos: fusão de serviços, redução da capacidade de oferta pública, corte no financiamento e no investimento e, decorrendo da situação gerada, despedimentos ou aumento da precariedade laboral, redução de salários e subsídios, aumento do horário de trabalho, abatimento na retribuição do serviço extraordinário e destruição das carreiras, entre outras medidas negativas.

A Escola Pública é, assim, um dos alvos a atingir e a sua privatização ou concessão a privados são o objetivo apontado pelo atual governo, cuja resistência, contudo, que as populações e o movimento sindical têm imprimido, tem conseguido, em parte, combater e evitar.

A FENPROF determinou, assim, no seu 11.º Congresso, a necessidade de realizar uma grande campanha de esclarecimento e mobilização do país em defesa da Escola Pública, percorrendo-o em toda a sua dimensão (continente e regiões autónomas) numa caravana que será, para além de um momento de debate e valorização deste segmento da vida democrática do país, uma grande mostra do papel determinante da Escola Pública no desenvolvimento nacional, cultural, educativo, económico e civilizacional.

A partir de terça-feira, 14 de maio e até 6 de junho, o país será percorrido por uma caravana que integrará exposições temáticas, projeção vídeo de depoimentos de pessoas publicamente reconhecidas, a subscrição de um protesto individual, distribuição de informação à população, espetáculos, exposições de escolas, debates e concentrações em defesa da Escola Pública, iniciativas que engrandecem o país e a democracia.

Na área do SPGL a Caravana estará:

29 de maio – Distrito de Santarém
Manhã – 10h – 12h – Torres Novas – Avenida Sá Carneiro
Tarde – 15h – 17h – Santarém - Frente ao W-Shopping (Rua Pedro de Santarém) - Flávio Bolieiro (aluno do Curso de Acordeão do Conservatório de Música de Santarém) fará uma animação musical do evento.

5 de junho – Distrito de Setúbal
Manhã – 10h – 12h em Setúbal, na Praça do Bocage - VER PROGRAMA
Tarde 15h 30 – 17h 30 em Almadana Praça São João Batista - VER PROGRAMA  - (atualizado 05/06-12h50)

6 de junho – Distrito de Lisboa e Encerramento da Caravana
Manhã – 10h – 12h – Lourel (Sintra)
– Junto à EBI D. Carlos I Tarde – 16h – 19h 00 – Lisboa – Largo de Camões (ao Chiado) - VER PROGRAMA

Os programas mais detalhados serão aqui colocados à medida que forem sendo conhecidos.