Ato público em defesa do SNS
Pelo direito à saúde!
É urgente reforçar o SNS e inverter a política de destruição a que os sucessivos governos têm sujeitado o SNS, com o objetivo de favorecer o negócio da doença promovido pelos grupos económicos da saúde.
Por ocasião dos 45 anos do SNS, assinalados no dia 15 de setembro, no passado dia 13 de setembro, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública realizou um Ato Público em defesa do SNS, em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.
Docentes e investigadores, designadamente através da mobilização do SPGL e dos sindicatos da FENPROF, juntamente com profissionais e utentes exigiram o cumprimento da Constituição da República Portuguesa e um Serviço Nacional de Saúde público, universal e gratuito.
José F. Costa, Secretário-Geral Adjunto da FENPROF, interveio, assinalando a presença empenhada e solidária de professores, educadores e investigadores.
O SPGL esteve também presente no dia 20 de setembro na Concentração organizada pela União dos Sindicatos de Lisboa em conjunto com a plataforma Lisboa em Defesa do SNS, por ocasião do encerramento das Olimpíadas da Saúde. A concentração realizou-se no Hospital Curry Cabral.
Manifestantes reafirmaram que é preciso travar a saída de profissionais do SNS valorizando-os, é preciso travar a difícil situação que se vive no SNS. A par da Escola Pública, o SNS é uma das conquistas da Revolução de Abril.
Texto originalmente publicado no Escola/Informação n.º 309 | setembro/outubro 2024