Artigo:Arquivo Nacional da Torre do Tombo: História, Memória, Educação

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Arquivo Nacional da Torre do Tombo: História, Memória, Educação

(Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas)

O Serviço Educativo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) tem como missão a promoção do acesso e a valorização do património documental, oferecendo programas educativos inovadores e inclusivos.

Através dessas iniciativas o arquivo procura, não apenas preservar a memória histórica mas, também, inspirar a curiosidade, estimular o pensamento crítico e fomentar o uso ativo dos arquivos como recursos para a aprendizagem e a pesquisa.

O serviço educativo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo desempenha, assim, um papel importante para a democratização do acesso à informação histórica, tornando o seu acervo acessível a um público mais diverso. Desde as visitas guiadas até às atividades educativas, adaptadas a grupos escolares, todas as propostas são pensadas para atender às diferentes faixas etárias e às necessidades específicas de cada grupo de participantes, procurando um alinhamento com os conteúdos programáticos das escolas. A missão é, assim, promover uma compreensão mais profunda da história de Portugal e do mundo e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de cidadãos mais informados, críticos e comprometidos com a preservação do património cultural.

As visitas são gratuitas e devem ser solicitadas com 10 dias de antecedência. Os grupos devem ter no mínimo de 5 e no máximo 25 pessoas.

Normalmente as visitas têm a duração de 1h30 e decorrem de 2ª a 6ªfeira, entre 10:00 as 13:00 e as 14:00 as 16:00

Convidamos todos os/as interessados/as no Arquivo Nacional da Torre do

Tombo a marcarem uma visita junto do Serviço Educativo.

Mais informações disponíveis através do email servico.educativo@dglab.gov.pt ou em: https://dglab.gov.pt/servicos/servico_educativo/visita-a-tt/

Atividade Expositiva

O ANTT desenvolve uma programação expositiva regular que permite dar a conhecer os fundos e espólios documentais à sua guarda, incidindo em temáticas evocativas ou efemérides, seja em articulação com parceiros externos, seja por iniciativa própria e autónoma.

Iniciando-se o ano com a exposição “Portugal-Espanha: 50 anos de democracia”, desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, contando ainda com a participação do Centro Português de Fotografia, do Instituto Diplomático (IDI) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da RTP e dos Archivos Estatales de Espanha, estará em vigor até ao dia 31 de janeiro, e com uma mostra documental referente a Rafael Bordalo Pinheiro.

Para 2025 estão já planeadas atividades expositivas, haverá espaço para uma exposição evocativa do centenário de nascimento de Carlos Paredes, assim como uma exposição fotográfica dos espaços do edifício da Cadeia da Relação do Porto, onde atualmente está instalado o Centro Português de Fotografia, com base na técnica da fotografia estenopeica.

Divisão de Sistemas de Informação, Estatística e Qualidade