Artigo:APELO A TODOS OS PROFESSORES E COMUNIDADE ESCOLAR

Pastas / Informação / Todas as Notícias

MOÇÃO-APELO

A TODOS OS PROFESSORES E COMUNIDADE ESCOLAR

Grande parte dos professores e da restante comunidade escolar está justamente preocupada e indignada pelo conjunto de medidas governamentais de caráter económico e social que os têm atingido e bem assim a democracia e qualidade de ensino na Escola Pública. Destaque-se o desemprego imposto a milhares de professores com muitos anos de serviço e mesmo a precariedade e insegurança para muitos outros até agora considerados efetivos, a desvalorização salarial e profissional e a degradação da sua atividade profissional. Estas medidas são parte do empobrecimento e recuo das condições de vida da restante população – alunos e encarregados de educação – medidas estas que se evidenciam cada vez como irreversíveis, gerando profundas e crescentes desigualdades e injustiças, engolindo promessas e destruindo assim muitas das expetativas e justas aspirações.

Os professores da Escola Secundária Emídio Navarro rejeitam os elogios à sua eventual “compreensão” ou resignação e muito mais a fatalidade de que não há alternativa ao economicismo governamental. Não pedimos unanimismos ou certezas esmagadoras e já feitas sobre as alternativas. Recusamos sim a armadilha de que só deve lutar e contestar aqueles que transportam aquelas certezas, pois a procura de alternativas respeitadoras dos nossos direitos e da restante comunidade escolar passa em primeiro lugar por recusar o colete de forças do fatalismo economicista em que nos querem aprisionar.

Por isso apelamos a que toda a restante classe docente, encarregados de educação e alunos recusem não só o fatalismo vigente, participando nas ações que a consciência de cada um aconselhar, como se mobilizem  de forma ampla, aberta e pública para um debate generalizado que leve ao aprofundamento das questões sobre como defender a Escola Pública democrática e de qualidade, respeitadora dos direitos e aspirações justas de quem a vive e mantém, contribuindo assim para uma sociedade justa e a procura de alternativas.

 

Aprovada por unanimidade na Reunião Geral de Professores da

Escola Secundária Emídio Navarro de Almada

12 de Setembro de 2012