Artigo:Apelo à subscrição da Carta Aberta

Pastas / SPGL / Setores / Ensino Superior e Investigação

Apelo à subscrição da Carta Aberta

Precariedade na ciência: uma realidade que Governo e Reitores não podem ignorar

Caras/os associadas/os,

O SPGL associa-se a esta iniciativa promovida por mais de uma dezena de associações e núcleos/redes de trabalhadores científicos, apelando à subscrição individual da Carta Aberta Precariedade na ciência: uma realidade que Governo e Reitores não podem ignorar em: https://goo.gl/forms/LF94JkZfisTixGRf1. Enviada para os Reitores, organizadores e oradores participantes na segunda sessão da Convenção Nacional do Ensino Superior, que teve lugar na passada sexta-feira (15 março), esta Carta chama a atenção para os elevados níveis de precariedade existentes na Ciência em Portugal, identifica os principais problemas e apresenta propostas concretas para a sua resolução.

A subscrição individual deste documento dá força a um conjunto vasto de reivindicações que, em larga medida, é convergente com as propostas que o SPGL e a FENPROF têm vindo a fazer ao longo dos últimos anos. É por isso importante fazer chegar esta mensagem não apenas aos que têm responsabilidades políticas pela situação que atualmente se vive na Ciência, mas também a todos os trabalhadores do sistema científico e tecnológico nacional que, com o seu empenho e dedicação, têm contribuído para o seu desenvolvimento.

Tal como é dito na Carta, sendo a investigação científica um pilar fundamental para o desenvolvimento tecnológico, económico e social, urge um crescimento sustentado do actual investimento em Ciência, uma definição de políticas científicas estáveis e o reconhecimento dos trabalhadores da Ciência. A valorização profissional de todos os trabalhadores associados à investigação científica tarda em impor-se à constante depreciação e desvalorização destes profissionais e dos seus direitos e deveres laborais. O trabalho científico é trabalho!

Departamento do Ensino Superior e Investigação do SPGL