Educação Pré-Escolar - Que condições
Anabela Tavares
Boa tarde!
Cumprimento os congressistas, convidados e todas as entidades que nos honram com a sua presença!
Camaradas, quando me inscrevi queria colocar as questões que preocupam o Pré-Escolar, mas, como as colegas Educadoras, já colocaram todas as preocupações - a falta de Assistentes Operacionais, os grupos demasiado grandes com crianças com NE e sem redução de grupo, colegas que não estão a usufruir da redução da componente letiva etc. -, não vou repetir. Vou usar o tempo para apelar a que cada um de nós sensibilize os colegas da escola, os que estão todos os dias connosco e os que conhecemos de outras escolas, para a importância de participar nas reuniões sindicais, nos plenários, que participem nas manifestações. Camaradas não sabem o que me custa ver autocarros de todo o país e nós (Lisboa, Almada, Setúbal) estamos tão perto e muitas vezes, por comodismo, “ficamos no sofá”.
Alertar para a importância de ser sindicalizado, de, após a aposentação, continuarmos sindicalizados, são questões cada vez mais pertinentes já que o contexto social não é nada promissor.
Nós, educadoras/es, professoras/es da Pré e do 1º ciclo, temos muito o hábito de nos desculparmos com as crianças/alunos que são muito novos, os pais não podem… Mas lembro que, se estivermos bem, se nos sentirmos reconhecidas/os, estaremos mais disponíveis para as crianças/alunos.
Estejamos alerta e vamos responder com a nossa presença na luta!
O camarada Mário deu-nos o seu exemplo… façamos como ele, NÃO DESISTIMOS.
A luta continua!
Viva XV congresso!
25 de Abril Sempre!