Alerta! O futuro da profissão e da Escola Pública está nas nossas mãos
Volvidos mais de 6 meses após a tomada de posse do Governo da AD (PSD-CDS) e num momento em que inúmeros docentes estão confrontados com mais um arranque de ano letivo em que é pedido aos professores e educadores no ativo o impossível, estão anunciados e/ou em curso “processos negociais” que podem transfigurar a carreira docente e a Escola Pública. Matérias como a Formação Inicial, o Estatuto da Carreira Docente e a Revisão do Modelo de Gestão exigem especial atenção e a decidida intervenção de professores e educadores, desde logo considerando a trajetória dos últimos anos, as intenções manifestadas no Programa de Governo e a forma como o atual MECI tem conduzido processos negociais que desrespeitam princípios básicos de Democracia. Também o Ensino Superior, a Investigação e a Ciência enfrentam graves constrangimentos e exigem medidas efetivas de valorização. Para este e outros desígnios urge inverter o ciclo de Orçamentos do Estado que invariavelmente contrariam as recomendações de organizações internacionais que recomendam financiamentos da ordem dos 6% do PIB para a Educação e 3% para a Ciência. Lutaremos pela valorização de professores, educadores e investigadores, pela Escola Pública, forjada em Abril, pela Educação, pela Ciência!
Texto originalmente publicado no Escola/Informação n.º 309 | setembro/outubro 2024