a voz a quem entra
Sara Covas | Dirigente sindical
Iuri Barros, 25 anos, dá aulas de História desde outubro de 2022. Licenciado pelo ISCTE em História Moderna e Contemporânea, vinculou este ano através do Concurso Extraordinário, tendo agora quatro anos para realizar a sua profissionalização.
Sara Covas (SC) - Uma das regras do Ministério da Educação para este concurso extraordinário, é seres obrigado a fazer a profissionalização em 4 anos. Para o teu grupo de recrutamento, em Lisboa, existem 15 vagas para o mestrado em ensino, falta saber quantas vão abrir na Universidade de Lisboa. É manifestamente pouco. Como pensas fazer?
Iuri Barros (IB) - Existem Mestrados de Ensino em História na FCSH e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nesse sentido, irei inscrever-me nos diversos mestrados que abrirem e irei realizar as necessárias provas de ingresso e caso alguma delas me aceite, irei integrar o mestrado. Admito que ainda não pensei por completo como conciliar o Mestrado com a profissão, mas irei tentar conciliar o máximo possível para que nenhuma das partes (profissão e profissionalização) saiam prejudicadas, o que será complicado.
SC - Não é só a questão do tempo, é também os mais de mil euros em propinas que se pagam. No meu caso, para conciliar, tive de ter um horário incompleto para conseguir conciliar tudo e com mais despesas.
IB - Sim, exatamente. O mais provável será isso, também eu ter de ficar com horário incompleto enquanto faço Mestrado, o que em termos financeiros prejudica-nos sempre.
SC - Isto se conseguires a facilidade de fazeres estágio e deres aulas na mesma escola. O que não costuma acontecer. Ou seja, é a deslocação para o estágio, depois para a escola e à noite para a faculdade. Não é motivador à primeira vista. O que te leva a lutar pela nossa profissão?
IB - Sim, é verdade! O que me leva a lutar é o facto de ser a profissão que forma os futuros cidadãos do país e que deve ser devidamente valorizada, o que não tem acontecido quer pela classe política, quer pela sociedade civil).
Texto original publicado no Escola/Informação n.º 310 | janeiro/fevereiro 2025