Artigo:A subida dos preços das casas em Portugal

Pastas / Informação / Todas as Notícias

A subida dos preços das casas em Portugal

Segundo noticiado no DN, Portugal vai liderar a subida dos preços das casas até 2020...

Tal como nos salários? Não. 

Deverá ser o nosso país um paraíso para os ricos de todo o mundo e um inferno para os que dpendem dos salários nacionais?

Como podem aqueles que ganham à volta do salário mínimo e médio enfrentar esta especulação tão clássica e vista? Como evitar que os mais jovens continum a viver com os pais aos 30 anos, sem poderem constituir família, sem outra alternativa realista que não seja emigrar?

Os nossos estudantes universitários e as suas famílias debatem-se com dificuldades inéditas na história portuguesa na obtenção de alojamento, não havendo oferta pública de alojamento para estudantes capaz de proteger os que não podem pagar a renda imposta pelo mercado. Quantos não iniciarão ou abandonarão os estudos porque os pais já não têm margem para fazer caber esse custo, porque eles próprios já vivem nos curtos limites de salários insuficientes?

Desde 2011,  que o nosso país tem sofrido um exôdo de jovens e menos jovens para o estrangeiro em busca de salários mais consentâneos com as necessidades e expectativas atuais, fruto da crise financeira que todos conhecemos, mas não só.

Muitos portugueses com cursos superiores encontram salários muito mais elevados no estrangeiro do que em Portugal, com a agravante económica de ser o nosso país a pagar a sua formação e os outros a aproveitá-la, como se passa em grande escala com médicos, enfermeiros e engenheiros.. 

Por outro lado, há sinais de que houve uma mudança cultural significativa, indissociável também da emergência dos vôos low-cost e da hipermobilidade assente no transporte aéreo de pessoas, que originou outras formas de estar e ver o mundo facilitadoras de processos migratórias em busca das melhores condições e estilos de vida. 

É hoje reconhecida a diferença fundamental entre os emigrantes portugueses do passado e os de hoje quanto ao desejo de regressarem à sua Pátria, hoje muito mais mitigado.

Tendo em conta estas realidades, combinadas com o aumento do custo de vida, de que é exemplo o aumento do preço da habitação, como impedir a inexorável desertifcação humana do país?

João Correia