O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, acrescentou mais um insulto aos professores, na esteira de insultos anteriores dirigidos à classe docente pelo trio do Ministério da Educação. Ao apelidar (na Comissão de Educação, Cultura e Ciência da Assembleia da República) de “coitadinhos” os largos milhares de professores e educadores que, por um imperativo ético e deontológico, se recusam a pactuar com um modelo de avaliação de desempenho que quase metade do parlamento, e as vozes mais autorizadas das ciências da Educação, entre outros, consideram injusto e inadequado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto manifestou um enorme desprezo por cidadãos com as atitudes dos quais pode discordar mas que não pode humilhar nem ofender. O comportamento do Sr. Secretário de Estado é o que objectivamente se deve considerar como um comportamento “rasca” e inaceitável num regime democrático. Muitos dos que agora foram arbitrariamente agredidos na sua dignidade pelo Dr. Jorge Pedreira suportaram comportamentos semelhantes por parte da polícia política durante a ditadura.
Muitos dos que o Dr. J. Pedreira, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, insultou são dos melhores professores e educadores do país.
A direcção do SPGL não pede ao Dr. Jorge Pedreira que peça desculpa aos cidadãos que ofendeu porque sabe que falta ao Secretário de Estado o sentido de estado e a dignidade que tal acto exigiria. Mas apela aos parlamentares que assistiram a este inacreditável comportamento que exijam ao Dr. Jorge Pedreira um pedido de desculpas à própria Assembleia da República, cuja imagem é também ela atingida pelo triste espectáculo transmitido – e bem – pela televisões portuguesas.
A Direcção do SPGL