Artigo:A Escola de hoje obriga a pensar?

Pastas / Informação / Todas as Notícias

A Escola de hoje obriga a pensar?

Permitam-me que para esta ”notícia do dia” glose sobre o que o Público de hoje, de 6 de Julho, escolheu para o apontamento “Escrito na Pedra” (página 7). Cita o filósofo inglês Francis Bacon (1561-1626). “Quem não quer pensar é fanático; quem não pode pensar, idiota; quem não ousa pensar, um cobarde”.

A escola de hoje, século XXI, tem de combater o fanatismo, nomeadamente o que resulta das notícias falsas propaladas como verdades evidentes pelos facebook, tweets e quejandos. Ao fanatismo, a Escola de hoje tem de contrapor o espírito crítico, sem limites.

A Escola de hoje parte do princípio de que todos podem pensar. Com mais ou menos profundidade, com maior ou menor rigor. O conceito de idiota é para destruir.

A Escola de hoje tem de educar para a intervenção cívica, social e política e para construir jovens com personalidade. Não lhe interessam os que se limitam a repetir o que outros dizem e a memorizar o que deve ser despejado nos testes e exames. Ousar pensar quase sempre traz incómodos, mas é o que nos faz verdadeiramente homens e mulheres.

Estaremos nós, professores, capacitados para esta Escola tão exigente?

António Avelãs