1.º CEB/ Educação Inclusiva
Garantir que a inclusão vigore de maneira eficaz
Sandra Lemos | Dirigente SPGL
A educação inclusiva é fundamental para garantir que todas as crianças tenham acesso a um ensino de qualidade desde os primeiros anos. A sua implementação é uma prioridade, mas são vários os desafios que enfrenta, especialmente no que se refere à falta de apoios e às dificuldades sentidas por toda a comunidade escolar.
São disso exemplo, a manifesta falta de professores especializados e de materiais adaptados para alunos com necessidades educativas especiais (NEE), a carência de assistentes operacionais suficientes para dar suporte individualizado, as infraestruturas escolares pouco ou nada adequadas, a falta de apoio às famílias, a falta de fiscalização e cumprimento das diretrizes do regime jurídico e ainda a falta de recursos financeiros que garantam o suporte adequado.
Neste sentido, para garantir que a inclusão vigore de maneira eficaz é essencial a concretização de programas específicos de aprendizagem, mais investimento em formação, mais apoio psicossocial e familiar, mais valorização da interculturalidade, mas sobretudo o reforço das políticas públicas que garantam orçamento e fiscalização efetiva. Sem estas medidas, a inclusão corre o risco de ser apenas uma ideia sem impacto real na vida da comunidade escolar.
Estes alunos podem enfrentar barreiras linguísticas, culturais e estruturais que dificultam a sua adaptação ao meio escolar. Acolher alunos estrangeiros implica muitas vezes lidar com o racismo e a xenofobia. Embora o sistema educativo português tenha políticas direcionadas para a diversidade e a igualdade, a realidade escolar muitas vezes revela que ainda há um longo caminho a construir. O racismo e a discriminação, muitas vezes disfarçados ou ignorados por falta de preparação de docentes, técnicos e assistentes operacionais, podem ter consequências graves na construção da identidade dos alunos e na exclusão social.
Uma escola verdadeiramente inclusiva deve ser um espaço onde todos se sintam valorizados e seguros, onde se ensina os valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária. É fundamental realizar um esforço coletivo e institucional para garantir que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades e sejam vistas como seres únicos e capazes.
Texto original publicado no Escola/Informação Digital n.º 45 | março 2025