Quinzena de Plenários

Com os Professores e a Educação na Agenda

A par de inúmeras reuniões sindicais que têm tido lugar nas escolas nas últimas semanas, no início do ano letivo, entre 23 de setembro e 3 de outubro, sob o lema "Com os Professores e a Educação na agenda!", os sindicatos da FENPROF realizaram grandes plenários em todos os distritos do continente, à razão de dois plenários por dia. Também na área de influência do SPGL tiveram lugar 3 grandes plenários (Lisboa, Santarém e Setúbal).

Num momento em que inúmeros docentes estão confrontados com um processo de recuperação do tempo de serviço cheio de problemas e complicações e um arranque do ano letivo em que é pedido aos professores e educadores no ativo o impossível, foram inúmeras as razões para a participação nestes plenários. Acresce o facto de que as medidas aprovadas pelo governo, para fazer face à falta de professores, não resolvem o problema, antes têm complicado o funcionamento das escolas e agrupamentos.

Em todos os Plenários realizados foi aprovada uma Moção. Entre outros aspectos, professores e educadores reafirmaram que estarão atentos ao novo Orçamento do Estado, e que estarão dispostos a lutar, dando força aos Sindicatos nos processos negociais que se aproximam ou se o governo, unilateralmente, tomar medidas que desvalorizem a profissão ou atentem contra a Escola Pública. 

O primeiro sinal foi dado no dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, com a a concentração e o desfile convocados para Lisboa (Rossio em direção ao Largo Camões), transformando este dia numa grande ação de luta em defesa da profissão e da Escola Pública.

O Plenário Regional de Lisboa teve lugar na manhã de 30 de setembro na E. S. Vergílio Ferreira. Integraram a mesa José Feliciano Costa, Presidente do SPGL, e os coordenadores da Direção Regional de Lisboa, Carlos Leal e Catarina Teixeira.

O Plenário Regional de Santarém teve lugar no dia 1 de julho na E. S. Sá da Bandeira, contando com a participação de José F. Costa e dos coordenadores da Direção Regional de Santarém, Maria do Céu Silva e Mário Pereira.

Nos 50 anos do SPGL e da sua Assembleia Constituinte (2 de maio de 1974), a história repetiu-se com um plenário de professores a ser transferido por falta de espaço. Perante a elevada participação de professores e educadores (mais de 350), o Plenário Regional de Setúbal, que teve lugar na manhã de 2 de outubro na E.B.  Luísa Todi, teve de ser transferido de uma primeira localização interior para um auditório exterior. Integraram a mesa o Presidente do SPGL, bem como os coordenadores da Direção Regional de Setúbal, Ana Cristina Martins e Mário Roque.

Texto originalmente publicado no Escola/Informação n.º 309 | setembro/outubro 2024