Posição do Grupo de Sindicalistas Independentes / Autonomia Sindical sobre a permanência do SPGL na CPQTC O SPGL é membro fundador da Confederação Portuguesa de Quadros Técnicos e Científicos (CPQTC) Carlos Valdez Pinto de Vasconcellos (sócio nº 21 053)
A criação desta organização sindical poderia ter constituído um pólo aglutinador de sindicatos representativos dos quadros técnicos e científicos portugueses. Os quais, na sua generalidade, não se reviam na orientação político-sindical das duas grandes centrais sindicais (CGTP e UGT).
Infelizmente, cedo se verificou que a CPQTC não só não fazia qualquer esforço para atrair para o seu seio a generalidade dos sindicatos realmente representativos dos quadros técnicos e científicos como, pela sua orientação, levou à saída do Sindicato dos Engenheiros Técnicos do Sul.
Em consequência, a CPQTC é, neste momento, uma organização que agrupa diversos sindicatos que, na sua generalidade, quase não têm quadros técnicos e científicos entre os seus associados.
Estando o SPGL e o SPN entre as raras excepções a esta situação.
Significativamente, nenhum dos restantes 5 sindicatos da FENPROF pertenceu, em momento algum, à CPQTC.
Aliás, espantosamente, durante os últimos três anos de intensa luta dos Professores, a CPQTC limitou-se a publicar um único comunicado sobre essa luta – na sua página da internet.
Isto, apesar do dispêndio anual pelo SPGL da quantia de 18 000 euros, valor da quota que o nosso Sindicato paga à CPQTC.
A esta situação há a juntar a letargia (quase cataléptica) da CPQTC, cuja actividade se limita à produção de um relatório anual sobre a situação profissional dos Quadros e, muito raramente, à realização de uma ou outra Conferência sobre o tema.
Perante estes factos, consideramos totalmente inútil a permanência do nosso Sindicato na CPQTC, pelo que propomos a todos os sócios que votem pela SAÍDA do SPGL da Confederação Portuguesa de Quadros Técnicos e Científicos (CPQTC).
António Luís Melo Santos (sócio nº 14 719)
Daniel Casasnovas González (sócio nº 32863)
Fernando António de Seixas Antão (sócio nº 4779)
Florival José Dias dos Reis (sócio nº 50526)
Francisco Monteiro Rocha (sócio nº 60682)
João António Canedo de Carvalho (sócio nº 42516)
Jorge Calheiros Brito (sócio nº 29875)
Jorge Manuel Correia Seabra (sócio nº 33228)
José Alberto Peres Alves (sócio nº 51134)
Leonor Garcia Vasco (sócia nº 45200)
Maria Antonieta Costa Amaral (sócia nº 3099)
Maria Elisa Ventura Freire Gameiro (sócia nº 273)
Maria de Lourdes dos Santos Gomes (sócia nº 31728)
Paulo Ambrósio Paulo (sócio nº 55 177)