Pasta:Comissão de Igualdade de Género

Pastas / SPGL

shadow

Comemorações Populares 50 Anos 25 de Abril | Apelo à participação

«(...) Façamos do desfile dos 50 anos de Abril uma manifestação inequívoca de reconhecimento à Revolução de Abril e de júbilo, unidos a defender o presente e a projetar o futuro! O Povo Unido Jamais será vencido!»

Ler texto completo do Apelo da Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril

O SPGL apela à participação nas comemorações populares da Revolução, com destaque para o Desfile, a realizar no dia 25 de Abril, a partir das 15 horas, no Marquês de Pombal em direção ao Rossio (Lisboa).

O ponto de encontro do SPGL é junto ao edifício do Diário de Notícias (Av. Liberdade)

shadow

Luta pela igualdade entre mulheres e homens, no trabalho e na vida, continua

Integrando a comitiva da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN e da União dos Sindicatos de Lisboa, SPGL participou este sábado na Manifestação de Mulheres 2024, realizada do Rossio ao Largo do Carmo, em Lisboa. Já anteriormente, no dia 8 de março de 2024, comitiva do SPGL participou na Marcha Sindical pela Igualdade, realizada em Lisboa, para apresentação das reivindicações das mulheres trabalhadoras (galeria). Ler mais

shadow

Sessão Pública «50 fotografias de março a abril»

Na passada segunda-feira, 11 de março, no Espaço ABC, teve lugar a apresentação pública de 50 fotografias de março a abril, uma iniciativa promovida pelo GT da Igualdade do SPGL. A sessão contou com a participação de Fátima Messias [Coordenaora de Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN], Felizarda Barradas [Dirigente SPGL e Fotógrafa] e José Feliciano Costa [Presidente do SPGL]. Ler mais / Ver galeria

shadow

Dia Internacional da Mulher | 50 fotografias de março a abril | 11 de março,17h30, Espaço ABC (Sede SPGL)

Desde 8 de março de 1910 que se assinala o Dia Internacional da Mulher. Em Portugal, a Revolução de Abril abriu as portas aos direitos das mulheres e, em 1976, a Constituição da República Portuguesa consagrou-os.

50 anos passados, a luta pela igualdade continua a ser atual e uma responsabilidade de todos, nomeadamente da escola pública. Aqui, onde a maioria são mulheres, estas estão sempre presentes na luta pela defesa da escola de abril para que esta continue a ser uma peça fundamental da democracia.

A iniciativa 50 fotografias de março a abril, promovida pelo GT da Igualdade do SPGL, e cuja apresentação pública terá lugar na próxima segunda-feira, 11 de março, às 17h30, no Espaço ABC (Sede SPGL), tem como objetivo dar visibilidade à luta das mulheres em defesa dos direitos de Abril. Ler mais

shadow

Campanha de prevenção da violência no namoro 2023

O SPGL lança de novo um concurso, aberto a estudantes do ensino secundário e superior, destinado a incentivar trabalhos que ajudem a campanha, no meio escolar, contra a violência no namoro. Os trabalhos a concurso devem ser enviados ou entregues até 3 de abril de 2023. Leia aqui o regulamento, participe e incentive outros a participar! Namorar, sim, violência no namoro não!

shadow

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NO NAMORO - Cartaz vencedor

Para assinalar o dia 14 de fevereiro, o SPGL lançou um concurso para a elaboração de um cartaz digital destinado a uma campanha de prevenção da violência no namoro. Desta forma pretendeu-se envolver os e as jovens na análise da temática e na definição de materiais que sirvam de alerta e prevenção deste problema tantas vezes sem visibilidade. Foram apresentados 68 trabalhos. O júri reuniu no dia 14 de fevereiro e decidiu atribuir um primeiro prémio e uma menção honrosa.

shadow

Violência no namoro (o que é e quando se verifica)

A comemoração do dia de S. Valentim (14 de fevereiro) também é uma oportunidade de alertar para a violência no namoro.
Esta violência pode acontecer nas relações de namoro e nem sempre damos conta da sua existência.
O grupo de trabalho para a igualdade do SPGL criou um “Quantos queres”  que nos ajuda a identificar situações que configuram violência no namoro. Depois de dobrado este “quantos queres”, podemos jogar. Se a resposta a cada uma das perguntas do jogo for ‘sim’, estamos perante atos de violência no namoro.
Nesse caso o melhor a fazer é conversar com pessoas da nossa confiança e pedir ajuda.
Deixamos um esquema que te ajudará com as dobragens para o “quantos queres”.

shadow

Guia prático - igualdade entre homens e mulheres - CGTP-IN

Para intervir e reivindicar de forma mais célere, oportuna e eficaz no combate às discriminações em função do sexo, nos locais de trabalho, junto de instituições e em ações públicas de luta, a CGTP-IN, através da sua Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), elaborou este “Guia prático – igualdade entre mulheres e homens no trabalho”. Consulte-o aqui