Artigo:XV Congresso CGTP-IN

Pastas / Informação / Todas as Notícias

XV Congresso CGTP-IN

Augusto Figueiredo | Dirigente do SPGL

Realizou-se no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, o XV Congresso da CGTP-IN, sob o lema «Com os trabalhadores, organização, unidade e luta! Garantir direitos, combater a exploração. Afirmar Abril por um Portugal com futuro!».

Mais de 700 delegados de estruturas sindicais, filiadas e não filiadas, participaram no órgão deliberativo máximo da CGTP-IN, que teve lugar nos dias 23 e 24 de fevereiro. O XV Congresso iniciou-se com um Defile/Concentração  com a participação de inúmeros trabalhadores. Ao longo do XV Congresso foram também vários os convidados presentes, entre os quais professores, educadores e investigadores.

Digna de registo, é igualmente a participação de 120 sindicalistas internacionais, representando aproximadamente 90 centrais sindicais de todo o mundo, as quais estiveram reunidas na Conferência Sindical Internacional que, antecedendo o Congresso, teve lugar no dia 22 de fevereiro, no Fórum Municipal do Seixal, na Quinta dos Franceses, no Seixal.

Durante o Congresso foram realizadas mais de 96 intervenções por parte dos delegados que abordaram a atual situação política e social e as justas reivindicações nos mais variados sectores.

No final do XV Congresso da CGTP-IN foram aprovados por larga maioria o Projeto de Programa de Ação e a Carta Reivindicativa [com 51 abstenções e 42 abstenções, respetivamente, e nenhum voto contra]. Também o Relatório de Atividades foi aprovado [unanimidade].

Foram ainda aprovadas por larga maioria as Resoluções «Acção e Luta Reivindicativa, Aumentar Salários, Garantir Direitos, Combater a Exploração» e «Ação Sindical Integrada, Mais Iniciativa, Ação Reivindicativa, Organização e Luta, Melhores Resultados» [37 abstenções e 4 abstenções, respetivamente], bem como 6 Moções sobre os mais diversos temas:

  •  Desenvolvimento Científico e Técnico ao serviço do progresso e justiça social [1 abstenção]
  •  Dia Internacional da Mulher, Liberdade, Igualdade, Portugal com justiça social [unanimidade]
  •  Aumentar Salários, Reduzir horários, Acabar com a precariedade, Afirmar Abril por uma vida melhor [unanimidade]
  •  50.º Aniversário do 25 de Abril, presente e futuro com a força dos trabalhadores, 1.º de Maio, construir uma grandiosa jornada de luta [unanimidade]
  •  Preservar o Ambiente por uma sociedade justa e sustentável [unanimidade]
  •  Contra a Guerra e a Exploração, pela Paz e o progresso social [46 abstenções]

No decorrer dos trabalhos do XV Congresso foi eleito o novo Conselho Nacional da CGTP-IN que, por sua vez, na primeira reunião realizada, elegeu a sua Comissão Executiva e o seu Secretariado. Realça-se ainda a eleição do novo Secretário Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, que realizou a intervenção de encerramento do XV Congresso.

 

«Isto camaradas, não é preciso muita ciência. As opções contrárias aos interesses dos trabalhadores, do povo e do país, têm obviamente motivos e interesses políticos. Assim como na Educação, na Escola Púbica. Alguns quando lhes convém enchem a boca com a valorização da Escola Pública, mas esquecem os professores, esquecem os técnicos, os auxiliares, esquecem os alunos, esquecem as bases e a importância de uma Escola Pública, universal, gratuita e para todos e fazem de tudo para a entregar ao sector privado. Por isso mesmo camaradas, permitam-me reafirmar que não existe meio termo. Existem opções políticas. Ou estamos ao lado de quem trabalha, ou ao lado de quem explora.»
Tiago Oliveira, Secretário-Geral da CGTP-IN

Texto original publicado no Escola/Informação n.º 307 | jan./fev. 2024