Artigo:SIMPLEX? Não obrigado. SUSPENSÃO!

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Em resumo da comunicação da Ministra da Educação e numa primeira reacção:
Em vez de reconhecer que o erro está no modelo, alija responsabilidades próprias e atira-as de forma ignóbil para cima dos Conselhos Executivos e das escolas.
Reconhece que andou a enganar o país ao afirmar sucessivamente que o processo de avaliação de desempenho corria normalmente nas escolas.
Revela uma incapacidade total de pensar o futuro ao não reconhecer que a necessidade de permanentes simplificações no modelo é o reconhecimento óbvio da sua inexiquibilidade. Uma atitude séria, que não fosse comandada meramente por interesses políticos imediatos levá-la-ia a aceitar as vantagens para a escola pública que resultariam da abertura imediata de negociações que conduzam a um novo modelo de avaliação de desempenho, estruturalmente diferente deste que tenta impor ás escolas.
Ao recusar suspender já o modelo a ministra tenta ganhar condições para, no futuro próximo, o retomar, o que significaria mais um ataque à qualidade da escola. Os professores saberão impedir que tal aconteça!


A Direcção do SPGL