Artigo:Que gente é esta, que por aí anda?

Pastas / Informação / Todas as Notícias

Que gente é esta, que por aí anda?

Foram divulgados esta semana, pelo Eurostat, dados relativos ao emprego/desemprego na Europa.

Portugal conseguiu a segunda maior descida da taxa de desemprego de todos os países envolvidos no estudo. Estamos agora com 9.5% de desempregados.

É uma boa notícia sabermos que a nossa economia está a criar emprego, ainda que muitos desses postos de trabalho possam ser sazonais, ou mesmo circunstânciais, e recaindo maioritariamente sobre a hotelaria e a restauração.

No mesmo relatório e em relação à qualidade do trabalho no nosso País, a situação é menos animadora; estamos no Top, 3º lugar, da precariedade dos vínculos laborais. 22% dos trabalhadores Portugueses são precários. A média Europeia é de 14.2%. Entre nós, esta situação ocorre sobretudo às mulheres e aos mais jovens.

Esta não é uma boa notícia mas, ainda assim, os senhores do arco cego da antiga governação do nosso pobre País, vem reclamar-lhe os méritos.

Dizem, essa gente, que se há criação de emprego isso se deve às reformas das leis laborais por eles efectuadas. Na China, Bangladesh ou Sri-Lanka também há emprego, e que emprego. Se lhes dermos hipótese, essa gente que se governou com a facilitação e desumanização das regras de contratação de trabalhadores, ou "colaboradores" como gostam de dizer, e inspirados em modelos de economia asiáticos, depressa resolverão o problema do desemprego entre nós.

Esta gente anda aí e tem muito "boa" imprensa.

Ricardo Furtado